quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O INÍCIO

A primeira tentativa de formar um clube de futebol em Santa Catarina ocorreu em 1904, quando Paulo Demoro, Orlando Formiga e Alfredo Trampowski, membros de tradicionais famílias de Florianópolis, tentaram fundar uma agremiação com o de Sport Club Catharinense. A idéia foi notícia nos jornais Correio do Povo e Jornal do Commércio, mas não logrou êxito.

Em 1906, houve a inauguração do Ginásio Santa Catarina – atual Colégio Catarinense. A orientação pedagógica ficou a cargo de padres da Congregação Jesuíta, com sede em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Eles incluíram o futebol como atividade esportiva e recreativa aos alunos internos e externos em 28 de março.

O começo foi de maneira rudimentar, sem marcações de campo ou regras. Um número ilimitado de alunos era dividido em dois times e o objetivo único era chutar a bola entre sarrafos fincados no chão. As traves feitas com madeira vieram tempos depois. A bola também foi trazida na bagagem pelos padres.

Na edição de 25 de maio de 1918, o jornal A Ordem, de Tubarão, públicou nota sobre o futebol na cidade. Relatava que em fevereiro de 1910 o dentista Cícero Imbuzeiro havia fundado um time infantil de futebol. Germano Siebert, Roberto Zumblick, Antônio de Magalhães Castro e Pedro Teixeira Collaço faziam parte da diretoria. Não há registro do nome, detalhes e possíveis partidas.

Em Florianópolis, a prática esportiva ficou restrita aos muros do Ginásio até agosto 1910, quando enfim ocorreu a primeira partida (com regras, árbitro e times uniformizados) de futebol em Santa Catarina.

Um grupo de advogados de vários estados brasileiros, veio prestar concurso de Juíz de Direito em Florianópolis. Sabendo da prática do futebol no Ginásio, eles fizeram um desafio. Os atletas ginasianos, que contaram com a ajuda do advogado Romeu de Miranda nos ensinamentos das regras, aceitaram o convite.

A partida foi realizada dia 14, um domingo, no Campo do Manejo, situado à antiga praça General Osório (no local hoje existe o Instituto Estadual de Educação). O local tinha este nome porque era onde os soldados do 14º Batalhão de Caçadores do Exército (hoje 63º Batalhão de Infantaria) faziam exercícios de manejo de armas.

Um mutirão feito pelos jogadores deixou o local apropriado para a histórica partida. Não havia rede, apenas as traves feitas com madeira. Os atletas do Ginásio Santa Catarina atuaram de uniforme branco com uma larga faixa horizontal vermelha na cintura. Os advogados de camisa azul e calção branco. O árbitro escolhido foi Guilherme de Figueiredo.

O público esteve presente em bom número e poucos entendiam as regras. Nomes de origem inglesa como “goal-keeper”, “half-back”, “off-side” e “forward” eram completamente estranhos aos assistentes.

O primeiro tempo terminou empatado sem gols. No segundo, o time ginasiano saiu na frente com um gol do aluno Alfredo Schlemm. Descrições como o tempo do gol ou o local do chute - ou terá sido de cabeça? - seria exigir demais do estreante jornalismo esportivo da época. Fernando Garrocho, fez dois a zero. Os visitantes diminuíram com um gol marcado por Manoel Marques, o Neco.

FICHA TÉCNICA
GYMNÁSIO 2 X 1 COMBINADO DE ADVOGADOS
Data: 14/10/1910
Local: Campo do Manejo (Florianópolis – SC)
Árbitro: Guilherme de Figueiredo
Gols: Alfredo Schlemm, Fernando Garrocho (GSC) e Manoel Marques (CA), no 2º tempo
GINÁSIO SANTA CATARINA - Roberto Moritz; Alberto Glaser e João Cunha; Garibaldino do Amaral, Lauro Ramos e Miguel Oliveira; Fernando Garrocho, Hortêncio Goulart, Alfredo Schlemm, Pedro Alcântara e Ricardo Garcia.
COMBINADO DE ADVOGADOS - Osvaldo Figueiredo; Romeu de Miranda e Ary Campos; Osmindo Lisboa, Licínio Borralho e Fausto Carvalho; Zenon Leite, Joaquim Figueiredo, Manoel Marques, Ticho Fernandes e Otacílio Câmara.

BRAZILIAN FOOT-BALL CLUB

Depois desta partida o futebol mais alguns meses restrito ao Ginásio, mas a modalidade já havia conquistado os jovens. Em 5 de junho de 1911 o Jornal do Comércio publica a seguinte nota:

“Brasilian Foot-Ball Club – Por ordem do 1º team, que doravante os trainings serão efetuados e obrigados nos dias úteis às 10 horas e nos domingos às 14. Previne-se, que os jogadores que tomarem parte do 1º team, que deixando de comparecer a cinco treinos consecutivos, perderão o direito de jogar.
Pelo Captain, Sr. Barbi”
ITAJAYENSE FOOT BALL CLUB

No ínício de novembro de 1911, não há registro exato do dia, surgiu o Itajahyense Football Clube, na cidade portuária de Itajaí. A diretoria provisória teve na presidência o jovem Bráulio Eugênio Müller. Dois integrantes da primeira diretoria do clube viriam a ser personagens importantes do esporte e da política catarinense: Edgard Schneider e Irineu Bornhausen, este chegou a ser Governador do estado em 1951.

CLUBE SPORTIVO ANITA GARIBALDI

Em Florianópolis, no final de novembro de 1911, jovens da sociedade local criaram o Barriga Verde Foot Ball Club, que teve pouco tempo de existência. No dia 14 de julho de 1912 surgiu o Clube Sportivo Anita Garibaldi, que em 1914 adotou a denominação de Clube Sportivo Florianópolis, que impulsionou a prática esportiva na Capital.

Em 14 de setembro de 1913, na cidade de Brusque, quase dois anos depois da criação do Itajayense, o jovem Arthur Olinger fundou o Sport Club Brusquense, que em 1944 mudou o nome para Clube Atlético Carlos Renaux. O América de Joinville, ainda em atividade, nasceu no dia 14 de julho de 1914. Em agosto e outubro surgiram na cidade de Laguna o Atheneu Athlético, clube do Colégio Atheneu Lagunense, e o Magalhães Football Club, respectivamente.

O futebol ganhou o coração dos catarinenses.

Nenhum comentário: